segunda-feira, 5 de março de 2007

Raio-x em aeroporto mostra pessoas "nuas"

Um novo sistema está sendo testado no aeroporto internacional Sky Harbor, em Phoenix, nos EUA, para detectar armas e explosivos presos junto ao corpo.
A máquina, que custa cerca de US$ 100 mil, será testada por 90 dias como uma alternativa aos sistemas tradicionais de raio-x.
Porém, a novidade vem causando polêmica quanto à privacidade dos passageiros, já que sistema de raio-x "elimina" as roupas dos passageiros e mostra o contorno dos seus corpos.
Por isso, a Administração de Segurança do Transporte (TSA em inglês) fez modificações para que a imagem de humanos exibida na tela fosse mais parecida com um desenho e não com uma foto.
Segundo Nico Melendez, porta-voz da TSA, se o passageiro não se sentir confortável, não terá de passar por esse detector, onde todo o procedimento leva cerca de um minuto.
Por outro lado, caso opte por testar a novidade, o passageiro deve ficar em frente a uma unidade de raio-x do tamanho de um armário com as palmas das mãos para frente e depois se virar para o scanner capturar mais imagens.

Nenhum comentário: